Famíla Galiza, originalmente estabelecida no Reino da Galiza,atual Espanha e hoje espalhados pelo mundo. Aqui nós iremos conhecer um pouco dos nossos antepassados e poder passar isso para nossos descendentes.

Hino da Família Galiza composição by Anna Helena, fiz o pedido da melodia a Israel/Conrado Galiza- pro Bloco Galiza e Cia

Somos Galiza
Somos alegres e temos paz no coração
Somos unidos temos um grupo e até um mascote 'O Galizão"
Somos festeiros, tamos chegando pra fazer a animação
Galizas do Pará, Maranhão e Piauí
Galizas do Ceará, Paraíba ou Tocantins
Não importa o lugar
No carnaval de Uiraúna vamos nos encontrar
No Bloco Galiza & Cia o que vale é a emoção
Ser um Galiza num tem comparação

contato : annahelena@hotmail.com.br

Agradecimentos especiais a dois grandes historiados da genealogia Galiza, abraços afetuosos a Elias Galiza e a Rodolfo Galiza por suas valorosas descobertas, sem pessoas assim interessadas não seria possível sistematizar tantas informações.

O blog existe para os Galizas se acharem, já são mais de 10 anos de pesquisa, é um trabalho complicado mas muito interessante, sobretudo a cada nova descoberta feia e postada, em breve espero publicar o primeiro livro da Genealogia Galliza.

Mapa do Reino

Mapa do Reino
Considerando a zona onde actualmente se encontram Portugal e a Galiza, vê-se imediatamente que está dividida por rios paralelos, que a separam em fatias. O Minho separa a antiga Galiza romana em duas partes, das quais a do sul, só, é actualmente portuguesa. O Douro marcava a fronteira entre a Galiza e a Lusitânia romanas, e durante muito tempo, na chamada reconquista, foi o limite da terra cristã.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Literatura Galega

Cantos e Bailes da Galiza, de José Inzenga, é uma obra inspiradora de peças para muitos grupos musicais de raiz. É, portanto, um dos alicerces da recuperação da música tradicional galega oferecido agora sob o estudo e a ediçom crítica de José Luís do Pico Orjais.

Cantos e bailes de Galiza



Repertório básico da música tradicional galega, Cantos y bailes de Galicia foi o resultado de uma encomenda do Ministerio de Gobernación espanhol a José Inzenga para recolher a música tradicional de todo o estado — o projecto, intitulado Cantos y bailes populares de España, deu a lume em 1888 as partes correspondentes a Múrcia, Valência e Galiza.

A parte correspondente à Galiza não conta com uma edição desde meados do século xx, apesar de ser uma obra empregue, através das fotocópias, por todos os interessados na música tradicional no país, âmbito em que é conhecida popularmente como «Cancioneiro de Inzenga».

Cantos e Bailes da Galiza é uma obra inspiradora de peças para muitos grupos musicais de raiz. É, portanto, um dos alicerces da recuperação da música tradicional galega, junto com os cancioneiros de Casto Sampedro, Bal y Gay e Schubarth e Santamarina, que se disponibiliza para o público agora nesta edição. José Luís d. P. Orjais faz um completo, mas também divulgativo, estudo crítico sobre a obra — oferecida numa transcrição literal (partituras incluídas) nas páginas centrais do volume.

José Inzenga Castellanos (Madrid, 03-VI-1828; Madrid, 29-VI-1891). Compositor de zarzuela, professor de canto, teórico, pedagogo, é, no entanto, um grande desconhecido para o público em geral, e só algumas vezes citado em histórias de zarzuela ou por ter recompilado Cantos y bailes populares de España,do que faz parte Cantos y bailes de Galicia.

São obras suas as zarzuelasPor seguir a una mujer (1851) e Si yo fuera Rey (1862), além dos ensaios Algunos apuntes sobre el arte de tocar el piano(1870) e Impresiones de un artista en Italia (s. a.), entre outras.

José Luís do Pico Orjais nasceu em Ogrove (13-VI-1969) embora se considere natural da Ilha de Arouça. É professor de primária no colégio Brea Segade de Taragonha, de Teoria e Método do Folclore do Conservatório de Música Tradicional e Folque de Lalim e de Historiografia da Música Tradicional Galega no pós-grau de Especialização em Música Tradicional organizado pela Universidade de Santiago deCompostela.

Membro fundador do grupo folque Leixaprén, com o qual gravou os discos Na festa do boi e Gáitropos, faz parte do Colectivo Arma-danças e da Sociedad Ibérica de Etnomusicología.

Aliás de dar numerosas conferências e cursos por todo o país, foi director no ano 2000 do Congreso de Antropoloxía Musical de Lalim. Tem publicado diversos artigos em imprensa e revistas especializadas, sendo coordenador do monográfico sobre música popular tradicional de Murguía, Revista Galega de Historia.

Dirigiu a investigação que deu no disco Os Dezas de Moneixas. As cartas sonoras,da editorial Ouvirmos.


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