Famíla Galiza, originalmente estabelecida no Reino da Galiza,atual Espanha e hoje espalhados pelo mundo. Aqui nós iremos conhecer um pouco dos nossos antepassados e poder passar isso para nossos descendentes.

Hino da Família Galiza composição by Anna Helena, fiz o pedido da melodia a Israel/Conrado Galiza- pro Bloco Galiza e Cia

Somos Galiza
Somos alegres e temos paz no coração
Somos unidos temos um grupo e até um mascote 'O Galizão"
Somos festeiros, tamos chegando pra fazer a animação
Galizas do Pará, Maranhão e Piauí
Galizas do Ceará, Paraíba ou Tocantins
Não importa o lugar
No carnaval de Uiraúna vamos nos encontrar
No Bloco Galiza & Cia o que vale é a emoção
Ser um Galiza num tem comparação

contato : annahelena@hotmail.com.br

Agradecimentos especiais a dois grandes historiados da genealogia Galiza, abraços afetuosos a Elias Galiza e a Rodolfo Galiza por suas valorosas descobertas, sem pessoas assim interessadas não seria possível sistematizar tantas informações.

O blog existe para os Galizas se acharem, já são mais de 10 anos de pesquisa, é um trabalho complicado mas muito interessante, sobretudo a cada nova descoberta feia e postada, em breve espero publicar o primeiro livro da Genealogia Galliza.

Mapa do Reino

Mapa do Reino
Considerando a zona onde actualmente se encontram Portugal e a Galiza, vê-se imediatamente que está dividida por rios paralelos, que a separam em fatias. O Minho separa a antiga Galiza romana em duas partes, das quais a do sul, só, é actualmente portuguesa. O Douro marcava a fronteira entre a Galiza e a Lusitânia romanas, e durante muito tempo, na chamada reconquista, foi o limite da terra cristã.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Registros casamentos, óbitos, etc



Nada melhor para nossa genealogia que registros de documentos oficiais, esses, contribuição de Rodolfo Galiza, sempre empenhado em saber mais sobre nossos antepassados. 


Registro Casamento de Julia Amelia de Galiza, em 1893 - Campina Grande-PB, Filha de Manoel Felippe Santyago de Galiza e Francisca Leopoldina de Galiza

Registro de Óbito de JÚLIA AMÉLIA DE GALIZA, 1944- Campina Grande- PB




Uma tradução do que eu consegui entender, se alguém quiser acrescentar/corrigir eu agradeço.

                  16482 - Aos dezesseis dias do mês de Outubro de mil novecentos e quarenta e quatro, nesta cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba, no cartório compareceu  Severino Candéas, exibia um guia de óbito firmado pelo médico Dr. Luiz Ribeiro, atestando ter falecido hoje, as treze horas, a Rua Coronel João Lourenço Porto, 267, desta cidade em consequência de ..............agudo, talvez.............., Julia Amélia de Galiza, com setenta anos de idade, paraibana, de profissão doméstica, nascida nesta rua, casada neste cartório com Raimundo Nonato Tavares Candéas, deixa sete filhos de nomes seguintes: Maria, Valdemar, Severino, o declarante, Pedro, Eduardo, Laura e Anezias, nada deixa de inventário, era filha de Manoel Felipe Santiago de Galiza  e Leopoldina Nobrega de Galiza, naturais desse Estado, ambos falecidos e o cadáver sepultado no cemitério desta cidade. Para constar lavrei esse termo que lido e assinado conforme afirma o declarante. Eu, Eulina...., a escrevente, escrevi....., 

Severino Candéas

Alguns fatos sobre Júlia Galiza que por ter sido muito bem casada foi uma pessoa notável da sociedade campinense. 

(.....)As primeiras bandas de musicas de Campina Grande que se tem notícia surgiram por volta de 1890. Ambas representavam os dois partidos políticos locais: A banda XV DE NOVEMBRO  pertencia ao Partido Conservador e A EUTERPE CAMPINENSE  do Partido Liberal – e justamente na banda dos liberais fazia parte o esposo de Julia Galiza, o Sr. Raymundo Nonato Tavares Candéas como também, Antonio Joaquim Candéas (contra-mestre), Estanislau Tavares Candéas, Raymundo Nonato Tavares Candéas. Raimundo Tavares Candeia, era também membro da Guarda Nacional, logo, membro do exército, a serviço da corte em Campina Grande, família aristocrática. Eu sei que ele esteve envolvido na Revolta do Quebra-Quilos pois o imperador D. Pedro II mobilizou as tropas militares da Guarda Nacional para conter as ações impetuosas cometidas em Campina Grande contra o regime, isso por volta de 1874.




Registro Casam. Religioso (2º Casamento), em 1900, de FELIPPE SANTIAGO DE GALIZA (nascido em 1863) com Dona Porphiria. Felippe era filho de Manoel Felippe Santiago de Galiza., é difícil de ler mas é logo a primeira anotação, 253.



Registro de Casamento de HERMES SANTIAGO DE GALIZA e Joanna Felismina de Medeiros, em 1903, Campina Grande-PB



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Árvore Genealógica Família Galiza

Árvore Genealógica Família Galiza

Postagens populares