Famíla Galiza, originalmente estabelecida no Reino da Galiza,atual Espanha e hoje espalhados pelo mundo. Aqui nós iremos conhecer um pouco dos nossos antepassados e poder passar isso para nossos descendentes.

Hino da Família Galiza composição by Anna Helena, fiz o pedido da melodia a Israel/Conrado Galiza- pro Bloco Galiza e Cia

Somos Galiza
Somos alegres e temos paz no coração
Somos unidos temos um grupo e até um mascote 'O Galizão"
Somos festeiros, tamos chegando pra fazer a animação
Galizas do Pará, Maranhão e Piauí
Galizas do Ceará, Paraíba ou Tocantins
Não importa o lugar
No carnaval de Uiraúna vamos nos encontrar
No Bloco Galiza & Cia o que vale é a emoção
Ser um Galiza num tem comparação

contato : annahelena@hotmail.com.br

Agradecimentos especiais a dois grandes historiados da genealogia Galiza, abraços afetuosos a Elias Galiza e a Rodolfo Galiza por suas valorosas descobertas, sem pessoas assim interessadas não seria possível sistematizar tantas informações.

O blog existe para os Galizas se acharem, já são mais de 10 anos de pesquisa, é um trabalho complicado mas muito interessante, sobretudo a cada nova descoberta feia e postada, em breve espero publicar o primeiro livro da Genealogia Galliza.

Mapa do Reino

Mapa do Reino
Considerando a zona onde actualmente se encontram Portugal e a Galiza, vê-se imediatamente que está dividida por rios paralelos, que a separam em fatias. O Minho separa a antiga Galiza romana em duas partes, das quais a do sul, só, é actualmente portuguesa. O Douro marcava a fronteira entre a Galiza e a Lusitânia romanas, e durante muito tempo, na chamada reconquista, foi o limite da terra cristã.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Sobre Turismo na Galiza, etc

"Galiza é Celta, é Romana, é Sueva, é Visigótica, é Castelhana, é Lusa, é Espanhola, é autônoma como Estado parte do Estado Espanhol, entre os séculos antes de Cristo e o dia de hoje."




Vigo é uma belíssima cidade da Espanha na província de Pontevedra, comunidade autônoma da Galiza,o “coração verde” de Espanha, localizada na costa nordeste do país. de área 109,1 km² com população de 294.772 habitantes e densidade populacional de 2663,07 hab/km². Seus habitantes são chamados vigueses ou olívicos.








Segundo aponta o site da MSC cruzeiros..."Muito pouco concorrida por turistas e, mesmo na época alta, a oferta supera sempre o número de requerentes, poderá experimentar o autêntico sabor de Espanha e o estilo de vida local em qualquer altura."


Vale a pena destacar o bairro de pescadores de Ribera del Berbes, que data de meados do século XVII. Há muitas coisas para ver em torno de Vigo. Explore ainda mais além – a mítica cidade de Santiago de Compostela, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, fica a uma curta viagem de carro, a 71 quilômetros e pouco mais de vinte quilômetros de Valença do Minho, a localidade portuguesa mais próxima.uma cidade fortificada do século XVII.

Poderá também aproveitar para mergulhar na cultura galega e visitar dois lugares muito especiais na região: Pontevedra e Combarro (uma pequena e pitoresca aldeia de pescadores). Com visitas guiadas por ambas, aprenderá rapidamente sobre a história do lugar.



Sendo a a maior cidade da Galiza, possui um porto marítimo, com importante atividade pesqueira, sendo o principal porto pesqueiro da Europa. Centro comercial e econômico do sul da Galiza e cabeceira da principal área industrial da comunidade autônoma.


Monumento em homenagem a Júlio Verne


Pontos turísticos famosos a serem consultados no google imagens, vale a pena!


  • Illas Cíes 
  • Igrexa de San Salvador de Coruxo 
  • Museu do Mar 
  • Arquipélago situado à Entrada da Ria de Vigo 
  • Museo Quiñones de León 
  • Parque de Castrelos 
Mais sobre a história da Galiza






Notícias do site www.aventar.eu
  • A Conquista é uma bênção que permite que um povo Nativo, seja primeiro um Reyno, depois um Estado e República independentes, autônomo O que, como Pilar, a sua família e os seus pares, sabem que não é assim na Galiza. A Galiza é Celta, é Romana, é Sueva, é Visigótica, é Castelhana, é Lusa, é Espanhola, é autônoma como Estado parte do Estado Espanhol, entre os séculos antes de Cristo e o dia de hoje. Quando a dita autonomia permite que a língua galega seja também língua oficial, em conjunto com a Castelhana. 
  • Sul da Galiza – Tui, Vigo, Ourense, Pontevedra 
  • O escritor brasileiro Otto Winck está a preparar a sua tese de doutoramento com um tema muito interessante – «a construção da identidade nacional galega», estando por isso muito identificado com os problemas culturais da Galiza. Otto L. Winck, prêmio da Academia de Letras da Bahia, com seu livro livro “Jaboc”, A obra, cujo título é um anagrama de Jacob, o autor aborda o processo criativo e a tortuosa relação arte-literatura/literatura-arte, relação inserida num contexto social específico 
  • Mais ou menos pela mesma época, em 1214, foi redigido o testamento de D. Afonso II que utilizou pela primeira vez o português em detrimento do habitual latim. No que respeita à linguagem literária, existem mais pistas. Carolina de Michaëlis datou de 1199 a cantiga «Ay eu, coitada, como vivo» que a investigadora atribuiu a D. Sancho I (1185.1211). No entanto, não existe consenso quanto a esta atribuição, há quem indique como autor Afonso IX de Leão (1188-1230) ou mesmo Afonso X, o Sábio, de Leão e Castela (1252-1284). Como se sabe, a língua literária, por excelência, da corte leonesa era o galego-português. 
  • Se voltarmos atrás na História, o Norte de Portugal, juntamente com a Galiza, sempre foram povos irmãos e com o mesmo sangue. os próprios Galegos se reveem mais como Portugueses do que Espanhóis. Mas sublinhe-se que quando neste caso se diz Portugueses, diz-se Norte de Portugal. De fato, o Sul de Portugal muito pouco tem de comum com as gentes do Norte e da Galiza, que outrora formaram a Gallaecia. Além das diferenças no clima, cidades, natureza, geografia, e outros, a mentalidade das pessoas do Norte de Portugal é muito diferente das do Sul. O Norte tem influências Galegas, algo que o Sul não tem» 
  • Tantos povos e conjuntos de tribos deram origem a Portugal. A Galécia era integrada por contemporâneos á época na Lusitânia ambos de raiz celta ou de influencia celta, depois nas províncias romanas. Os Suevos estiveram em Portugal e Espanha e estiveram no seu reino até quase todo o sul de Portugal durante mais de 100 anos, os visigodos estiveram em todo o centro em Espanha e Portugal. 
  • A identidade da Galécia manteve-se com o reino dos Suevos, que foi o primeiro reino reconhecido na Europa depois da queda do império romano do ocidente. A influência dos mouros a norte do Douro foi quase nula, uma vez que durante o seu domínio este território foi terra de ninguém. Não é uma identidade de 200, nem 900 anos, mas de mais de 2000 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Árvore Genealógica Família Galiza

Árvore Genealógica Família Galiza

Postagens populares